Aprendizagem de línguas como sistema adaptativo complexo: análise de narrativas e proposta de intervenção
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
BORGES, Elaine Ferreira do Vale; MAGNO E SILVA, Walkyria. Introdução. Entrelaçamento de temas na compreensão de sistemas caóticos. In: MAGNO E SILVA, Walkyria; BORGES, Elaine (Orgs.) Complexidade em ambientes de ensino e de aprendizagem de línguas adicionais. Curitiba: CRV, 2016. p. 19-23.
CRUZ, Giêdra Ferreira. Narrativas de aprendizagem como recurso didático: (re)conhecendo alunos com suas histórias de vida. Revista de Letras, v. 7, n. 2, p. 287-302, 2015.
DE BOT, Kees. Introduction: second language development as a dynamic process. The Modern Language Journal, v. 92, n. 2, p. 166-178, 2008. https://doi.org/10.1111/j.1540-4781.2008.00712.x
DÖRNYEI, Zóltan. Motivação em Ação: Buscando uma conceituação processual da motivação em alunos. In: BARCELOS, Ana Maria Ferreira. (Org.) Linguística Aplicada: Reflexões sobre ensino e aprendizagem de língua materna e língua estrangeira. Campinas: Pontes, 2000-2011. P. 199-236.
KUMARAVADIVELU, Balasubramanian. Understanding Language Teaching: from method to Postmethod. Mahwah, New Jersey: Lawrence Erlbaum, 2006.
LARSEN-FREEMAN, Diane. Chaos / complexity science and second language acquisition. Applied Linguistics, v. 18, n. 2, p. 142-152, 1997. https://doi.org/10.1093/applin/18.2.141
LARSEN-FREEMAN, Diane. Having and doing: Learning from a complexity theory perspective. In: SEEDHOUSE, Paul; WALSH, Steve; JENKS, Chris (Eds.). Conceptualising learning in applied linguistics. Houndmills: Palgrave Macmillan. p. 52-68, 2010.
https://doi.org/10.1057/9780230289772_4
LARSEN-FREEMAN, Diane. Complexity Theory: The lessons continue. In: ORTEGA, Lourdes; HAN, ZhaoHong. Eds. Complexity Theory and Language Development. In celebration of Diane Larsen-Freeman. Amsterdam: John Benjamins, 2017. p. 11-50.
https://doi.org/10.1075/lllt.48.02lar
LARSEN-FREEMAN, Diane; CAMERON, Lyn. Research methodology on language development from a complex systems perspective. The Modern Language Journal, v. 92, n. 2, p. 200-213, 2008. https://doi.org/10.1111/j.1540-4781.2008.00714.x
LIEBLICH, Amia; TUVAL-MASHIACH, Rivka; ZILBER, Tamar. Narrative research: reading, analysis and interpretation. Nova Deli: Sage, 1998. https://doi.org/10.4135/9781412985253
MAGNO E SILVA, Walkyria. Conselheiros linguageiros como potenciais perturbadores de suas próprias trajetórias no sistema de aprendizagem. In: MAGNO E SILVA, Walkyria; BORGES, Elaine Ferreira do Vale. (Orgs.). Complexidade em ambientes de ensino e de aprendizagem de línguas adicionais. Curitiba: CRV, 2016. p. 199-220.
https://doi.org/10.24824/978854441014.1
OPITZ, Conny. Language destabilization and (re-)learning from a Complexity Theory perspective. Timescales and patterns across four studies. In: ORTEGA, Lourdes; HAN, ZhaoHong (Eds.). Complexity Theory and Language Development. In celebration of Diane Larsen-Freeman. Amsterdam: John Benjamins, 2017. p. 163-189. https://doi.org/10.1075/lllt.48.09opi
ORTEGA, Lourdes; HAN, ZhaoHong (Eds.) Complexity Theory and Language Development. In celebration of Diane Larsen-Freeman. Amsterdam: John Benjamins, 2017. https://doi.org/10.1075/lllt.48
PAIVA, Vera Lucia Menezes de Oliveira e. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 8, n. 2. Belo Horizonte, 2008. https://doi.org/10.1590/S1984-63982008000200004
PAIVA, Vera Lucia Menezes de Oliveira e. Modelo fractal de aquisição de línguas. In: BRUNO, Fátima Cabral (Org.) Reflexão e prática em ensino/aprendizagem de língua estrangeira. São Paulo: Editora Clara Luz, 2005. p. 23-36.
PAIVA, Vera Lúcia; NASCIMENTO, Milton. (Orgs.) Sistemas adaptativos complexos: lingua(gem) e aprendizagem. Belo Horizonte: Faculdade de Letras/FAPEMIG, 2009.
PRABHU, Nagore S. Second language pedagogy. Oxford: Oxford University Press, 1987.
PRABHU, Nagore S. Ensinar é, no máximo, esperar que o melhor aconteça. Tradução de Luciene M. Garbuglio Castello Branco e Maristela M. Kondo Claus. In: Horizontes de Linguística Aplicada. Brasília: Editora Universidade de Brasília. Ano 2. p. 83-91, 2003.
SANTOS, Eduardo; MAGNO E SILVA, Walkyria. O efeito do aconselhamento linguageiro na trajetória de aprendizagem de uma estudante de inglês. In: MAGNO E SILVA; Walkyria; BORGES, Elaine Ferreira do Vale. Complexidade em ambientes de ensino e de aprendizagem de línguas adicionais. Curitiba: CRV, 2016. p. 139-158. https://doi.org/10.24824/978854441014.1
SILVA, Valdir. A Dinâmica Caleidoscópica do Processo de Aprendizagem Colaborativa no Contexto Virtual: um Estudo na Perspectiva da Complexidade/Caos. 2008. 237 f. (Doutorado em Linguística Aplicada). Faculdade de Letras. Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2008.
VAN LIER, Leo. From Input to Affordance: social-interactive learning from an ecological perspective. In.: LANTOLF, James P. (ed.) Sociocultural Theory and Second Language Learning. Oxford: Oxford University Press, 2000. p. 245-259.
VIANINI, Caroline. Agência humana como um sistema adaptativo complexo: compreendendo o ensino de língua inglesa na escola pública e particular. ReVEL, v. 14, n. 27, 2016.
DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v22i1.16149
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Qualis: A1 (Letras, 2016)
ISSN (digital): 1983-2400
A Revista Linguagem & Ensino adota a política de acesso aberto conforme a Licença BY-NC-ND 2.5 BR da Creative Commons.