Aprendizagem de línguas como sistema adaptativo complexo: análise de narrativas e proposta de intervenção

Catalina Henao López, Emídio Júnior Santos Bahia, Walkyria Magno e Silva

Resumo


Recentemente tem-se afirmado o entendimento do processo de aprendizagem de línguas como um sistema adaptativo complexo (LARSEN-FREEMAN, 1997; LARSEN-FREEMAN; CAMERON, 2008; PAIVA; NASCIMENTO, 2009; MAGNO E SILVA; BORGES, 2016). Narrativas de aprendizagem têm sido usadas como importantes fontes de conhecimento sobre como isso se dá. Este artigo discute situações ocorridas em dois processos de aprendizagem que os caracterizam como esse tipo de sistema, apontando algumas intervenções que poderiam ser sido realizadas para alterar seu curso. O texto começa com uma revisão teórica sobre o paradigma da complexidade e sobre o ensino-aprendizagem de línguas, seguida de uma análise de duas narrativas de aprendizagem de línguas das quais emerge uma proposta de intervenção que pode ser utilizada pelos professores (ou outros agentes) em situações análogas com o intuito de dinamizar o sistema de aprendizagem de seus estudantes.

Palavras-chave


Narrativas de aprendizagem; Sistemas adaptativos complexos; Intervenção na aprendizagem de línguas; Complexidade.

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DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v22i1.16149

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Qualis: A1 (Letras, 2016)

ISSN (digital): 1983-2400

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