Texto publicitário em livros didáticos de Língua Portuguesa: reconfigurando práticas de leitura a partir do Letramento Crítico

Rogério Macedo de Oliveira

Resumo


Neste artigo, atividades envolvendo a leitura de textos publicitários são abordadas a partir da análise de propostas apresentadas em dois livros didáticos de Língua Portuguesa (Ensino Médio: PNLD-2015) os quais contêm exercícios de leitura e interpretação especificamente em torno desse gênero discursivo. Levando em conta o expressivo poder de influência social da publicidade, por meio de contribuições teóricas relacionadas ao Letramento Crítico e à prática de leitura(LUKE; FREEBODY, 1997; JORDÃO, 2013, 2017; KLEIMAN, 2005; MENEZES DE SOUZA, 2011), à esfera de atuação da área da publicidade(SANTOS, 2005), ao papel das multimodalidades(KRESS, 2003) bem como à existência de normas, diretrizes ou resoluções oficiais(BRASIL, 2013, 2014) que regulam a produção e a aprovação de livros didáticos distribuídos à Rede Pública de Ensino, realizou-se uma pesquisa documental em torno das atividades de leitura e interpretação de anúncios publicitários presentes em dois livros didáticos. O objetivo dessa ação foi investigar em que medida os exercícios apresentados nos volumes escolhidos, a saber, Português: contexto, interlocução e sentido (Editora Moderna, vol.1) e Ser Protagonista: Língua Portuguesa (Editora SM, vol.3) se aproximavam de práticas de leitura orientadas por pressupostos do Letramento Crítico, apontando sugestões de ampliação ou reconfiguração das atividades de modo a articulá-las à referida perspectiva teórica. Dentre os resultados obtidos, foi possível constatar que a maioria das atividades analisadas nos volumes distanciava-se dos pressupostos de leitura assumidos pelas teorias do Letramento Crítico, uma vez que tanto os apontamentos contidos nos Manuais do Professor dos volumes quanto os próprios enunciados dos exercícios limitavam a adoção de práticas de leitura mais amplas.

Palavras-chave


Texto Publicitário; Leitura; Letramento Crítico; Livro Didático.

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DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v22i1.16134

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Qualis: A1 (Letras, 2016)

ISSN (digital): 1983-2400

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