Texto publicitário em livros didáticos de Língua Portuguesa: reconfigurando práticas de leitura a partir do Letramento Crítico
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ABAURRE, M. B. M; ABAURRE, M. L. M; PONTARA, M. Português: contexto, interlocução e sentido. São Paulo: Moderna, vol. 1, 2013.
AZEREDO, J. C. O texto: aspectos gerais. In: AZEREDO, J. C. Gramática Houaiss da Língua Portuguesa. São Paulo: Publifolha, 2008.
BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Secretaria de Educação Básica (SEB). Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Edital de convocação para inscrição no processo de avaliação e seleção de obras didáticas para o Programa Nacional do Livro Didático PNLD 2015-Ensino Médio. Brasília, 2013.
BUNZEN, C. S. O livro didático de português como um gênero do discurso: implicações teóricas e metodológicas. In: I SILID - Simpósio sobre o livro didático de língua materna e estrangeira, 2008, Rio de Janeiro. Anais do I Simpósio sobre o livro didático de Língua materna e estrangeira. Rio de Janeiro: Edições Entrelugar, 2008, p. 1-16.
CERVETTI, G; DAMICO, J. S; PARDALES, M. J. A Tale of Differences: The Traditions, Perspectives, and Educational Goals of Critical Reading and Critical Literacy. Disponível em: . Acesso em: 19 jun. 2017.
CHARAUDEAU, P; MAINGUENEAU, D. Dicionário de análise do discurso. São Paulo: Contexto, 2004.
DESLAURIERS, J; KÉRISIT, M. O delineamento de pesquisa qualitativa. In: POUPART et al. A pesquisa qualitativa: enfoques teóricos e metodológicos. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2010.
DREYFUS, H; RABINOW, P. Michel Foucault. Un parcours philosophique. Paris: Gallimard, 1984. https://doi.org/10.7208/chicago/9780226154534.001.0001
FOUCAULT, M. A ordem do discurso: aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. São Paulo: Edições Loyola, 5.ed; 1999
FREIRE, P. Primeiras palavras. In: FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 56. ed., 2014.
HOFF, T. M. C. O texto publicitário como suporte pedagógico para a construção de um sujeito crítico. Revista ECA, ano XII, n.2, 2007. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v12i2p29-38
JORDÃO, C. M. Abordagem comunicativa, pedagogia crítica e letramento crítico – farinhas do mesmo saco? In: ROCHA, C. H; MACIEL, R. F (Orgs.). Língua Estrangeira e Formação Cidadã: por entre discursos e práticas. Coleção Novas Perspectivas em Linguística Aplicada, v. 33. Campinas: Pontes Editores, 2013. https://doi.org/10.5380/rvx.v12i1.54227
JORDÃO, C. M. Entrevista com Clarissa Jordão. In: FOGAÇA, F.C. et al. REVISTA X, v. 12, n. 1, p. 187-194, 2017.
KLEIMAN, A. B. Preciso “ensinar” o letramento? Não basta ensinar a ler e a escrever? Linguagem e letramento em foco. Campinas: Cefiel - Unicamp; Ministério da Educação, 2005.
KRESS, G. Literacy and multimodality: A theoretical framework. In: KRESS, G. Literacy in the New Media Age. London, Routledge: Taylor & Francis e-Library, 2003. p. 35-59. https://doi.org/10.4324/9780203299234
LANKSHEAR, C; KNOBEL, M. Critical literacy and Active Citizenship. In: MUSPRATT, S; LUKE, A; FREEBODY, P. Constructing critical literacies: teaching and learning textual practice. Cresskill. N.J: Hampton Press, 1997. p. 95-124.
LUKE, A; FREEBODY, P. Shaping the Social Practices of Reading: An Introduction. In: MUSPRATT, S; LUKE, A; FREEBODY, P. Constructing critical literacies: teaching and learning textual practice. Cresskill. N.J: Hampton Press, 1997. p.185-225.
MENEZES DE SOUZA, L. M. T. Para uma redefinição de letramento crítico: conflito e produção de significação. In: MACIEL, R. F.; ARAÚJO, V. A. (Orgs.). Formação de professores de línguas: ampliando perspectivas. Jundiaí: Paco Editorial, 2011. p. 128-140.
NEVEU, F. Dicionário de ciências da linguagem. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2008.
OLIVEIRA, R. M. Texto publicitário e Letramento Crítico no livro didático de Língua Portuguesa: ampliando paradigmas de leitura. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018.
PENTEADO, A. E. A. et al. Ser protagonista: Língua Portuguesa. São Paulo: Edições SM, vol.3, 2013.
SANTOS, G. Princípios da publicidade. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005.
SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.
TAVARES, F. Publicidade e consumo: a perspectiva discursiva. Revista COMUM, v. 11, n. 26, p. 117-144, 2006, Rio de Janeiro.
DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v22i1.16134
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Qualis: A1 (Letras, 2016)
ISSN (digital): 1983-2400
A Revista Linguagem & Ensino adota a política de acesso aberto conforme a Licença BY-NC-ND 2.5 BR da Creative Commons.