Análise linguística integrada à leitura: contribuições para a prática docente em língua portuguesa
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ACOSTA-PEREIRA, Rodrigo. O gênero jornalístico notícia: dialogismo e valoração. 2008. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Programa de Pós-Graduação em Linguística, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2008.
ACOSTA-PEREIRA, Rodrigo. Contribuições dos estudos sobre gêneros do discurso para a análise linguística em sala de aula: perspectivas dialógicas. Revista Caminhos em Linguística Aplicada, v. 5, n. 2, p. 01-41, 2011.
ACOSTA-PEREIRA, Rodrigo. O gênero carta de conselhos em revistas online: na fronteira entre o entretenimento e a autoajuda. 2012. Tese (Doutorado em Linguística) – Programa de Pós-Graduação em Linguística, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2012.
ACOSTA-PEREIRA, Rodrigo. A prática de análise linguística mediada pelos gêneros do discurso: matizes sócio-históricos. Revista Letrônica, v. 06, n. 2, p. 494-520, 2013.
ACOSTA-PEREIRA, Rodrigo. A análise de textos-enunciados como atividade precedente à elaboração didática. Revista Intersecções (Jundiaí), v. 07, n. 3, p. 04-23, 2014.
ANTUNES, Irandé. Aula de Português: encontro & interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003, p. 85-153.
ANTUNES, Irandé. Língua, texto e ensino: outra escola possível. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
ANTUNES, Irandé. Análise de textos: fundamentos e práticas. São Paulo: Parábola, 2010.
BAKHTIN, Mikhail. Para uma filosofia do ato responsável [tradução Valdemir Miotello & Carlos Alberto Faraco]. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010 [1920-1924].
BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal [tradução Paulo Bezerra]. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011 [1952-1953], p. 261-306.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da Criação Verbal. Tradução de Paulo Bezerra. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011 [1979].
BRASIL. SEF. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRITTO, Luiz Percival Leme. A sombra do caos: ensino de língua x tradição gramatical. Campinas/SP: Mercado de Letras, 1997.
BRITTO, Luiz Percival Leme. Contra o consenso. Campinas/SP: Mercados das Letras, 2003.
BRITTO, Luiz Percival Leme. Letramento e alfabetização: implicações para a educação infantil. In: FARIA, Ana Lúcia Goulart de; MELLO, Suely Amaral. (Org.) O mundo da escrita no universo da pequena infância. São Paulo: Autores Associados, 2005. p. 5-21.
BRITTO, Luiz Percival Leme. Inquietudes e desacordos: a leitura além do óbvio. Campinas/SP: Mercado das Letras, 2012.
CATOIA DIAS, Sabatha. O ato de ler e a sala de aula: concepções docentes acerca do processo de ensino e de aprendizagem de leitura/práticas de leitura. 2012. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Programa de Pós-Graduação em Linguística, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2012. https://doi.org/10.17771/PUCRio.PDPe.20886
CATOIA DIAS, Sabatha. Entre ecos e travessias: um olhar para o ato de ler no processo de educação em linguagem na esfera escolar. 2016. Tese (Doutorado em Linguística) – Programa de Pós-Graduação em Linguística, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2016.
CERUTTI-RIZZATTI, Mary Elizabeth. Uma discussão sobre implicações das fronteiras do conceito de letramento. Florianópolis, 2011 (mimeo.). https://doi.org/10.1590/S0101-73302012000100018
CERUTTI-RIZZATTI, Mary Elizabeth; DAGA, Aline Cassol; CATOIA DIAS, Sabatha. Intersubjetividade e intrassubjetividade no ato de ler: a formação de leitores na Educação Básica. Calidoscópio, v. 12, n. 2, p. 226-238, 2014. https://doi.org/10.4013/cld.2014.122.10
FARACO, Carlos Alberto. Linguagem e diálogo: as ideias linguísticas do Círculo de Bakhtin. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
FISCHER, Steven Roger. História da leitura. São Paulo: UNESP, 2006.
GEE, James Paul. A strange fact about not learning to read. In: J.P. GEE, Situated language and learning: a critique of traditional schooling. London, Routledge, 2004.
GERALDI, João Wanderley. O texto na sala de aula. 3. ed. Cascavel: ASSOESTE, 1984. https://doi.org/10.17851/2447-0554.3.3.57-59
GERALDI, João Wanderley. Portos de passagem. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
GERALDI, João Wanderley. Ancoragens: estudos bakhtinianos. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010.
HALTÉ, Jean François. O espaço didático e a transposição (L´espace didactique et la transposition). Pratiques. Metz: Siège Social, n. 97-98, p. 171-192, juin 1998. Fórum Linguístico, Florianópolis, v. 5, n. 2, p.117-139, jul./dez. 2008 [1998]. https://doi.org/10.3406/prati.1998.2485
IRIGOITE, Josa Coelho da Silva. Vivências escolares em aulas de português que não acontecem: a (não) formação do aluno leitor e produtor de textos-enunciado. 2011. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Programa de Pós-graduação em Linguística, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2011.
IRIGOITE, Josa Coelho da Silva. Aula de Português como encontro entre a outra palavra e a palavra outra: um estudo sobre a ecologia da apropriação da escrita na esfera escolar. 2015. Tese (Doutorado em Linguística) - Programa de Pós-graduação em Linguística, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2015.
KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. O desenvolvimento da Linguística Textual no Brasil. D.E.L.T.A, v.15, n. especial, p. 165-180, 1999. https://doi.org/10.1590/S0102-44501999000300007
KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. Desvendando os segredos do texto. São Paulo: Cortez, 2002.
KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. Introdução à Linguística Textual. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. O texto e a construção dos sentidos. São Paulo: Contexto, 2014.
KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2012.
LEFFA, Vilson. O conceito de leitura. In: LEFFA, Vilson. Aspectos da leitura. Porto Alegre: Sagra, 1996, p. 9-44.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.
MEDVIÉDEV, Pavel Nikolaievitch. O método formal nos estudos literários: introdução crítica a uma poética sociológica. Tradução de Ekaterina Américo e Sheila Grillo. São Paulo: Contexto, 2012 [1928]. p. 193-207.
PEREIRA, Hellen Melo. O lugar das práticas de letramento na esfera escolar: um estudo sobre o encontro aula de Língua Portuguesa. 2015. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2015.
RODRIGUES, Rosângela Hammes. A constituição e o funcionamento do gênero jornalístico artigo: cronotopo e dialogismo. 2001. 356f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2001.
RODRIGUES, Rosângela Hammes. Os gêneros do discurso na perspectiva dialógica da linguagem: a abordagem do Círculo de Bakhtin. In: MEURER, José Luiz; BONINI, Adair; MOTTA-ROTH, Désirée (org.). Gêneros: teorias, métodos, debates. São Paulo, Parábola, 2005. p. 152-183.
RODRIGUES, Rosângela Hammes; CERUTTI-RIZZATTI, Mary Elizabeth. Linguística Aplicada: ensino de língua materna. Florianópolis: LLV/CCE/UFSC, 2011.
TOMAZONI, Eloara. Produção textual escrita e escola: um olhar sobre ancoragens de concepções docentes. 2012. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Programa de Pós-graduação em Linguística, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2012.
TOMAZONI, Eloara. O ato de escrever em encontros na escola. 2016. Tese (Doutorado em Linguística) - Programa de Pós-graduação em Linguística, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2016.
VOLOCHÍNOV, Valentin Nikolaevich. A construção da enunciação e outros ensaios. Organização, tradução e notas de João W. Geraldi. São Carlos/SP: Pedro & João Editores, 2013 [1930].
VOLÓSHINOV, Valentín Nikoláievich. El Marxismo y la filosofia del lenguage. Buenos Aires: Ediciones Godot, 2014 [1929].
DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v22i1.16131
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Qualis: A1 (Letras, 2016)
ISSN (digital): 1983-2400
A Revista Linguagem & Ensino adota a política de acesso aberto conforme a Licença BY-NC-ND 2.5 BR da Creative Commons.