Análise linguística integrada à leitura: contribuições para a prática docente em língua portuguesa

Liliane Vanilde de Souza, Natassia D’Agostin Alano, Sabatha Catoia Dias

Resumo


Este artigo tem como objetivo discutir a importância da análise linguísticaintegrada ao ensino e à aprendizagem de leitura nas aulas de Língua Portuguesa no contexto de escolas de Educação Básica. As bases teórico-epistemológicas e metodológicas que sustentam este artigo são a perspectiva bakhtinianaem diálogo com estudos sociocognitivistas. A discussão decorre de uma preocupação com o tradicional trabalho de análise gramatical ainda presente em aulas de Língua Portuguesa, pautado em leituras descontextualizadas de textos, na maioria das vezes, fragmentados. Nosso propósito, desse modo, é contribuir, em alguma medida, com a prática docente no que diz respeito à análise da língua em articulação com a leitura de textos em gêneros do discurso diversos, de modo a delinear possibilidades ao trabalho escolar.

Palavras-chave


Análise linguística; Leitura; Ensino e Aprendizagem de Língua Portuguesa.

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DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v22i1.16131

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Qualis: A1 (Letras, 2016)

ISSN (digital): 1983-2400

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