Planos de aula de língua portuguesa em plataformas virtuais: das projeções metodológicas às suas inconsistências

Cármen Lúcia Hernandes Agustini, João de Deus Leite, Ronis A. Gouveia

Resumo


Neste artigo, analisamos e problematizamos dois planos de aula de Língua Portuguesa disponibilizados em plataformas virtuais voltadas para o professor. Com base na Análise de Discurso, formulada por Michel Pêcheux, apostamos na perspectiva de que o acesso a essas plataformas, dependendo do uso e das finalidades, pode produzir o efeito de apagamento do lugar de professor. Tais plataformas que disponibilizam materiais prontos, sejam planos de aula, sejam aulas prontas, constroem o perfil de “professor consumidor”: aquele que não realiza um trabalho crítico acerca deste material e que deles se vale indiscriminadamente. As análises mostram certos problemas na estruturação dos planos de aula disponibilizados, particularmente na parte metodológica das aulas.

Palavras-chave


Planos de Aula; Metodologia; Planejamento; Acontecimento da aula; Discurso.

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DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v22i1.16129

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Qualis: A1 (Letras, 2016)

ISSN (digital): 1983-2400

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