Planejamento de ensino de língua portuguesa como objeto de estudo na formação de professores
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ALARCÃO, I. Contribuição da Didática para a formação de professores – reflexões sobre seu ensino. In: PIMENTA, S. G. Didática e formação de professores: percursos e perspectivas no Brasil e em Portugal. São Paulo: Cortez Editora, 2011, p. 179-214.
ANDRÉ, M. E. D. A. de. Tendências no ensino de didática no Brasil. In: PIMENTA, S. G. Didática e formação de professores: percursos e perspectivas no Brasil e em Portugal. São Paulo: Cortez Editora, 2011, p. 215-230.
AUROUX, S. A Filosofia da Linguagem. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1998.
BARBOSA, M. V., FERNANDES, N. A. M. Políticas públicas para a formação de professores: Pibid, Mestrados Profissionais e PNEM. In: Em Aberto. Brasília. v.30, n. 98, p. 23-39, jan/jun 2017. https://doi.org/10.24109/2176-6673.emaberto.30i98.3195
BORGES NETO, J. Ensaios de filosofia da Linguística. São Paulo: Parábola Editorial, 2004.
CASTILHO, A. T. de. Nova Gramática do Português Brasileiro. São Paulo: Contexto, 2010. https://doi.org/10.11606/issn.2176-9419.v13i1p7-16
CHARLOT, B. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
COLL, C. Aprendizagem escolar e construção de conhecimentos. Porto Alegre: Artmed, 2002.
DELEUZE, G. Lógica do sentido. 4. ed. São Paulo: Perspectiva. [1969]2000.
DORNELLES, C. A reforma curricular e o debate sobre língua portuguesa e ensino no curso de Letras. In: SIGNORINI, I., FIAD, R. (orgs). Ensino de língua: das reformas, das inquietações e dos desafios. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012, p. 122-144.
FILLOLA, A. M. Didáctica de la lengua y la literatura. Madrid: Pearson Educación, 2003. Disponível em: https://books.google.com.br/books. Acesso em 15 de setembro de 2017.
FRANCHI, C. Linguagem – atividade constitutiva. Cadernos de Estudos Linguísticos, n. 22, p. 9-40, jan./jun. 1992.
GERALDI, J. W. (org.) O texto na sala de aula: leitura & produção. 2 ed. Cascavel: ASSOESTE, 1984.
GIDDENS, A. A constituição da sociedade. São Paulo: Martins Fontes, [1984]2009.
LIBÂNEO, J. C. Didática. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2013.
LIBÂNEO, J. C. Educação: pedagogia e didática – o campo investigativo da pedagogia e da didática no Brasil: esboço histórico e buscas de identidade epistemológica e profissional. In: PIMENTA, S. G. Didática e formação de professores: percursos e perspectivas no Brasil e em Portugal. São Paulo: Cortez Editora, 2011, p. 89-148.
LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 22. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2011.
MARTELOTTA, M. E. Funções da linguagem. In: MARTELOTTA, M. E. (org.). Manual de Linguística. São Paulo: Contexto, 2009, p. 31-36.
PIMENTA, S. G. Didática e formação de professores: percursos e perspectivas no Brasil e em Portugal. São Paulo: Cortez Editora, 2011.
OLIVEIRA, M. R. N. S. A pesquisa em didática no Brasil – da tecnologia do ensino à teoria pedagógica. In: PIMENTA, S. G. Didática e formação de professores: percursos e perspectivas no Brasil e em Portugal. São Paulo: Cortez Editora, 2011, p. 149-178.
PIMENTA, S. G. Para uma ressignificação da didática. In: PIMENTA, S. G. Didática e formação de professores: percursos e perspectivas no Brasil e em Portugal. São Paulo: Cortez Editora, 2011, p. 15-23.
RAJAGOPALAN, K. O santo graal da Linguística. In: SIGNORINI, I. (org). Situar a lingua[gem]. São Paulo: Parábola Editorial, 2008, p. 15-38.
RAJAGOPALAN, K. Por uma lingüística crítica. São Paulo: Parábola, 2003.
SACRISTÁN, J. G., GÓMEZ, A. I. P. Compreender e transformar o ensino. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.
SAVIANI, N. Saber escolar, currículo e didática. 6.ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2010.
SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004.
SOARES, M. B. Que professor de português queremos formar? In: Boletim da ABRALIN. Fortaleza. N. 25. 2000, p. 211-218.
UFCG. Projeto Pedagógico Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa. Campina Grande: Unidade Acadêmica de Letras, 2011.
ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.
DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v22i1.16128
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Qualis: A1 (Letras, 2016)
ISSN (digital): 1983-2400
A Revista Linguagem & Ensino adota a política de acesso aberto conforme a Licença BY-NC-ND 2.5 BR da Creative Commons.