Transitividade na gramática visual: conceitos e aplicações
Resumo
Este artigo tem dois objetivos interconectados: (1) discutir o modo como o sistema de transitividade na Gramática Visual de Kress e van Leeuwen (1996) para a análise de imagens se relaciona ao sistema de transitividade na Gramática Sistêmico-Funcional de Halliday (2004) e (2) sugerir questões para aplicação pedagógica das categorias da Gramática Visual ao ensino de línguas. O interesse pela análise de imagens se justifica pela necessidade contemporânea de um letramento visual que nos possibilite: (1) ler o crescente número de gêneros multimodais aos quais somos expostos na atualidade (que combinam sons, imagens, cores, gestos etc.); (2) investigar o modo como textos multimodais se combinam na produção de sentido. Em termos de uma teorização acerca do texto não-verbal, o estudo de gramática visual é relevante em virtude da necessidade de investigarmos de que forma uma gramática dessa natureza pode contribuir para o ensino
de linguagens.
de linguagens.
Palavras-chave
Gramática Visual; multimodalidade; transitividade; multiletramento
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.15210/rle.v12i2.15713
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Qualis: A1 (Letras, 2016)
ISSN (digital): 1983-2400
A Revista Linguagem & Ensino adota a política de acesso aberto conforme a Licença BY-NC-ND 2.5 BR da Creative Commons.