Explorando a base de conhecimentos de professores colombianos de EFL por meio da reflexão docente

José Aldemar Álvarez Valencia

Resumo


Este artigo apresenta um estudo qualitativo de base descritivo-interpretativa, realizado no mestrado em Linguística Aplicada ao Ensino de Inglês como Língua Estrangeira da Universidade Distrital de Bogotá. Descreve a maneira pela qual a base de conhecimento de cinco docentes foi construída, bem como os elementos que a articulam. Os dados foram coletados durante um período de sete meses por meio de diários e entrevistas. Os resultados demonstram que a base de conhecimento dos professores é resultante da experiência de vida e do processo educacional. Os componentes preferidos da base de conhecimentos foram o conteúdo, o conhecimento pedagógico geral e o que eles sabem sobre sua função, seus alunos e o contexto do ensino. O estudo indica que a base de conhecimento da formação do professor de línguas não deve se apoiar apenas no que ele aprende durante o treinamento profissional; ela deve ser entendida também no contexto das narrativas dos professores sobre o aprendizado linguístico e as experiências da prática instrucional, dentro de um contexto sociocultural específico.

Palavras-chave


base de conhecimentos; reflexão; sala de aula de EFL; formação do professor; prática de ensino

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DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v12i1.15700

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Qualis: A1 (Letras, 2016)

ISSN (digital): 1983-2400

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