Internet e ensino de línguas: uma proposta de atividade utilizando vídeo disponibilizado pelo YouTube®

Anderson Carini, Maria Júlia Padilha Macagnan, Fabiana Diniz Kurtz

Resumo


Este artigo é fruto do trabalho desenvolvido pelo projeto de extensão O Ensino de Línguas e a Ressignificação da Prática Docente, realizado por um grupo de professoras do Curso de Letras da UNIJUI, desde o ano de 2006. Trata-se de uma reflexão teórico-metodológica acerca do uso de novas tecnologias da informação e comunicação (TICs) em sala de aula de línguas, uma vez que o acesso aos bens tecnológicos pode representar inclusão social e profissional. Tal reflexão desenvolve-se a partir de uma proposta didática elaborada para uma oficina com alunos de ensino médio utilizando um vídeo disponibilizado no site YouTube®. É importante que, enquanto professores de línguas e educadores, entendamos e exploremos junto a nossos alunos a forma como a tecnologia pode ser explorada também como elemento que facilita ou dificulta o acesso ao conhecimento e ao poder social. Acreditamos que o resultado será a aprendizagem significativa dos educandos e de todos os envolvidos no processo, pois quem ensina também aprende, desde que se predisponha a tal.

Palavras-chave


ensino de línguas; tecnologias da informação e comunicação; proposta didática; YouTube®

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DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v11i2.15693

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Qualis: A1 (Letras, 2016)

ISSN (digital): 1983-2400

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