Reflexão e ações na formação e atuação do professor de língua portuguesa: o diálogo como condição de autoria na prática educativa

Regina Aparecida Ribeiro Siqueira, Rozana Aparecida Lopes Messias

Resumo


Propomo-nos, neste artigo, a refletir sobre a formação e a prática de professores de língua portuguesa, numa perspectiva denominada reflexiva. Nosso intuito configurase, essencialmente, em pensar sobre como o professor interage com as orientações teóricas, em especial as contidas nos PCNs destinadas ao ensino de língua portuguesa, e, a partir desta relação, de que maneira se constitui autor de sua prática pedagógica em sala de aula. Para tal, observaremos a atuação de um professor de língua portuguesa em uma classe de ensino fundamental (5ª série), considerando a forma como o mesmo, a partir da leitura dos PCNs de língua portuguesa, orienta, em sala de aula, as atividades de produção de textos orais.

Palavras-chave


ação-reflexão; autoria; experiência; diálogo; ensino de português

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DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v11i2.15688

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Qualis: A1 (Letras, 2016)

ISSN (digital): 1983-2400

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