Inovações e conflitos na Proposta Curricular de SC: perspectivas na formação de professores
Resumo
Este trabalho trata de algumas questões associadas à linguagem no contexto social e outras relacionadas ao ensino e à aprendizagem de língua portuguesa como língua materna. Reflito sobre certas questões vinculadas à tradição de conceber a “unidade lingüística” nacional no contexto das normas sociais e aos meios correntemente utilizados para ensinar língua. Ponho o foco sobre os aportes da Proposta Curricular de Santa Catarina (PC-SC), levando em conta as políticas de educação lingüística. Apresento também alguns desafios e perspectivas para a validade e continuidade das diretrizes
postas nesse documento, especialmente com vistas à formação docente, a partir de avaliações já efetuadas e de investigações educacionais em contextos mais abrangentes.
postas nesse documento, especialmente com vistas à formação docente, a partir de avaliações já efetuadas e de investigações educacionais em contextos mais abrangentes.
Palavras-chave
ensino-aprendizagem; língua portuguesa; desafios; perspectivas
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.15210/rle.v11i2.15684
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Qualis: A1 (Letras, 2016)
ISSN (digital): 1983-2400
A Revista Linguagem & Ensino adota a política de acesso aberto conforme a Licença BY-NC-ND 2.5 BR da Creative Commons.