Vocabulário e leitura: procedimentos de ensino em cursos de Inglês Instrumental

Celso Henrique Soufen Tumolo

Resumo


Este artigo apresenta uma discussão sobre a relação de causa recíproca entre vocabulário e leitura, como também os resultados e conclusões de uma pesquisa realizada com três professores objetivando investigar os procedimentos usados para ensino de vocabulário em cursos de Inglês Instrumental. O foco da investigação foi em três passos considerados essenciais para aprendizagem de vocabulário: seleção de textos, procedimentos para apresentação de vocabulário e para retenção do vocabulário. Os resultados mostraram que, no que concerne aos critérios para seleção dos textos, familiaridade com o tópico e autenticidade do texto foram considerados os mais importantes, tendo os professores posturas semelhantes em relação à familiaridade de tópico, mas diferentes em relação à autenticidade. Em termos de procedimentos para apresentação de vocabulário, várias atividades foram usadas, sendo que a maioria refletia a abordagem top-down de leitura. E em termos de procedimentos para memorização, poucas atividades foram feitas para auxiliar a memorização em comparação às possibilidades apresentadas em literatura especializada.


Palavras-chave


vocabulário; leitura; procedimentos de ensino; Inglês instrumental

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v10i2.15666

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Qualis: A1 (Letras, 2016)

ISSN (digital): 1983-2400

A Revista Linguagem & Ensino adota a política de acesso aberto conforme a Licença BY-NC-ND 2.5 BR da Creative Commons