Vocabulário e leitura: procedimentos de ensino em cursos de Inglês Instrumental
Resumo
Este artigo apresenta uma discussão sobre a relação de causa recíproca entre vocabulário e leitura, como também os resultados e conclusões de uma pesquisa realizada com três professores objetivando investigar os procedimentos usados para ensino de vocabulário em cursos de Inglês Instrumental. O foco da investigação foi em três passos considerados essenciais para aprendizagem de vocabulário: seleção de textos, procedimentos para apresentação de vocabulário e para retenção do vocabulário. Os resultados mostraram que, no que concerne aos critérios para seleção dos textos, familiaridade com o tópico e autenticidade do texto foram considerados os mais importantes, tendo os professores posturas semelhantes em relação à familiaridade de tópico, mas diferentes em relação à autenticidade. Em termos de procedimentos para apresentação de vocabulário, várias atividades foram usadas, sendo que a maioria refletia a abordagem top-down de leitura. E em termos de procedimentos para memorização, poucas atividades foram feitas para auxiliar a memorização em comparação às possibilidades apresentadas em literatura especializada.
Palavras-chave
vocabulário; leitura; procedimentos de ensino; Inglês instrumental
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.15210/rle.v10i2.15666
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Qualis: A1 (Letras, 2016)
ISSN (digital): 1983-2400
A Revista Linguagem & Ensino adota a política de acesso aberto conforme a Licença BY-NC-ND 2.5 BR da Creative Commons.