O diálogo professor-pesquisador: mediador ideológico do processo reflexivo na sala de aula de LE

Paula Tatiane Carréra Szundy

Resumo


Com base no conceito de pesquisa dialógica proposto por Coulter (1999), este artigo propõe-se a discutir o processo de construção do conhecimento e o processo reflexivo desencadeado pelo diálogo entre a pesquisadora e dois professores de inglês como língua estrangeira em um curso de línguas na cidade de Lorena, São Paulo. Os dados a serem analisados são decorrentes de sessões reflexivas realizadas com esses dois professores após a filmagem de suas aulas e integram o corpus da minha tese de doutorado. As concepções do círculo de Bakhtin de ideologias do cotidiano/ideologias historicamente cristalizadas e de discurso autoritário/discurso internamente persuasivo são usadas para compreender as ideologias reveladas e construídas no diálogo entre a pesquisadora e dois professores durante sessões reflexivas voltadas para discussão da prática pedagógica dos professoresparticipantes. A análise de dois recortes sugere que a intervenção da pesquisadora ocorre ora por meio do discurso autoritário, ora por meio do discurso internamente persuasivo, refletindo as ideologias historicamente cristalizadas do paradigma teórico por ela defendido. Além disso, a breve análise realizada também aponta para o fato de que as concepções postuladas pelo círculo de Bakhtin fornecem pressupostos teóricos relevantes para a compreensão do processo reflexivo desencadeado no diálogo entre professores e pesquisadores externos.


Palavras-chave


ideologia; discurso persuasivo e autoritário; diálogo; reflexão

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v10i2.15664

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Qualis: A1 (Letras, 2016)

ISSN (digital): 1983-2400

A Revista Linguagem & Ensino adota a política de acesso aberto conforme a Licença BY-NC-ND 2.5 BR da Creative Commons