Mudança de código por parte do professor e dos alunos na sala de aula de Inglês como Língua Estrangeira: um estudo qualitativo

Saionara Greggio, Glória Gil

Resumo


Desde os anos 90, pesquisadores têm investigado vários aspectos relacionados ao uso da língua estrangeira e da língua materna na sala de aula de língua estrangeira. Estudos mostram que a língua materna pode ter funções importantes na sala de aula de língua estrangeira. O objetivo principal deste artigo é mostrar os resultados de um estudo qualitativo que investigou o uso alternado de inglês e de português na interação professor – aluno(s) na sala de aula de inglês como língua estrangeira. Os dados foram coletados em uma turma iniciante e em uma turma de nível pré-intermediário. Doze aulas foram observadas, gravadas em áudio e analisadas em cada um dos grupos. Os resultados deste estudo sugerem que o uso alternado de inglês e português na sala de aula de língua estrangeira pode ter um papel importante ao facilitar a interação entre os participantes e facilitar aprendizagem da língua estrangeira.


Palavras-chave


uso alternado de português e inglês; funções; sala de aula de inglês como língua estrangeira

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DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v10i2.15662

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Qualis: A1 (Letras, 2016)

ISSN (digital): 1983-2400

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