Mudança de código por parte do professor e dos alunos na sala de aula de Inglês como Língua Estrangeira: um estudo qualitativo
Resumo
Desde os anos 90, pesquisadores têm investigado vários aspectos relacionados ao uso da língua estrangeira e da língua materna na sala de aula de língua estrangeira. Estudos mostram que a língua materna pode ter funções importantes na sala de aula de língua estrangeira. O objetivo principal deste artigo é mostrar os resultados de um estudo qualitativo que investigou o uso alternado de inglês e de português na interação professor – aluno(s) na sala de aula de inglês como língua estrangeira. Os dados foram coletados em uma turma iniciante e em uma turma de nível pré-intermediário. Doze aulas foram observadas, gravadas em áudio e analisadas em cada um dos grupos. Os resultados deste estudo sugerem que o uso alternado de inglês e português na sala de aula de língua estrangeira pode ter um papel importante ao facilitar a interação entre os participantes e facilitar aprendizagem da língua estrangeira.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.15210/rle.v10i2.15662
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Qualis: A1 (Letras, 2016)
ISSN (digital): 1983-2400
A Revista Linguagem & Ensino adota a política de acesso aberto conforme a Licença BY-NC-ND 2.5 BR da Creative Commons.