A predominância do conceito semântico nas definições de gênero de alunos do ensino fundamental

Fabiana Poças Biondo, Edson Carlos Romualdo, Geiva Carolina Calsa

Resumo


O gênero gramatical é uma categoria nominal extremamente particular e complexa, responsável pela divisão, na língua portuguesa, dos nomes em masculinos e femininos. Partindo de um estudo maior, que busca averiguar como se dá o ensino do gênero no ensino fundamental, o presente trabalho pretende verificar os conceitos de gênero que os alunos possuem. A amostra da pesquisa conta com um total de dezesseis alunos – quatro de cada série investigada (2ª, 4ª, 6ª e 8ª séries) – oriundos de duas escolas públicas do município de Maringá/PR, aos quais foram aplicadas provas distintas e entrevistas individuais, a fim de analisar como o conceito de gênero gramatical vem sendo compreendido nessas séries. Os resultados obtidos revelam que em todas as séries há predominância, por parte dos alunos, do uso do conceito semântico em detrimento do gramatical. Este desempenho sugere a existência de confusão conceitual gênero/sexo neste grau de ensino.


Palavras-chave


educação; categoria de gênero; conceitos

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DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v10i1.15652

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Qualis: A1 (Letras, 2016)

ISSN (digital): 1983-2400

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