PCN à luz do funcionalismo lingüístico
Resumo
O artigo apresenta e discute os traços específicos e as correspondências entre as propostas emanadas dos objetivos de língua portuguesa para o ensino Fundamental e Médio, contidas nos PCN, e os pressupostos básicos do funcionalismo lingüístico na vertente norte-americana, tais como: iconicidade, relevância discursiva, freqüência de uso e gramaticalização. Faz um exame das contribuições desta linha teórica para as atividades em torno do tratamento das questões de textualidade, de letramento, de análise e de produção lingüística, levando em conta as questões de gênero textual. Além disso, demonstra através de exemplificação a aplicabilidade de princípios funcionalistas à atividade de análise e reflexão sobre a língua, preconizada pelos PCN, como contribuição ao ensino-aprendizagem de língua materna no Brasil.
Palavras-chave
PCN; funcionalismo; língua portuguesa
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.15210/rle.v10i1.15651
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Qualis: A1 (Letras, 2016)
ISSN (digital): 1983-2400
A Revista Linguagem & Ensino adota a política de acesso aberto conforme a Licença BY-NC-ND 2.5 BR da Creative Commons.