O computador tutor e o computador ferramenta no ensino de línguas: reflexões a partir de dois estudos de caso

Ricardo Augusto de Souza, Dilso Corrêa de Almeida

Resumo


Este artigo apresenta os resultados de dois estudos de caso sobre as percepções de estudantes de língua inglesa acerca de atividades informatizadas envolvendo a tipologia “computador como tutor” e “computador como ferramenta”. A partir de dados coletados através de questionários e da análise de registros feitos pelos aprendizes em diários, ambos os estudos revelaram que atividades informatizadas que fazem uso de programas tutoriais podem conduzir a percepções positivas nos aprendizes, em função de características intrínsecas aos mecanismos de feedback.

Palavras-chave


aprendizagem de línguas mediada pelo computador; percepções; feedback

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v10i1.15649

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Qualis: A1 (Letras, 2016)

ISSN (digital): 1983-2400

A Revista Linguagem & Ensino adota a política de acesso aberto conforme a Licença BY-NC-ND 2.5 BR da Creative Commons