Reflexões sobre ensino de línguas materna e estrangeira no Brasil: aproximações, distanciamentos e contradições
Resumo
Este artigo apresenta algumas reflexões relacionadas ao ensino de língua materna (LM) e de língua estrangeira (LE) em nosso país, apontando aproximações, distanciamentos e contradições nessas áreas. A partir de uma revisão de trabalhos de autores que se dedicam à realidade do ensino de línguas, o artigo tece algumas considerações sobre o fato de que, apesar de consideráveis avanços nas pesquisas nas duas áreas, esses progressos não conseguem chegar, de fato, à sala de aula nas escolas formais, e as aulas ainda são pautadas mais em prescrição do que em interação. Diante dessa realidade, o texto procura refletir sobre possíveis caminhos que possam ser seguidos pelo professor, considerando a realidade apontada.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.15210/rle.v9i2.15644
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Qualis: A1 (Letras, 2016)
ISSN (digital): 1983-2400
A Revista Linguagem & Ensino adota a política de acesso aberto conforme a Licença BY-NC-ND 2.5 BR da Creative Commons.