Retextualização de uma história em quadrinhos por alunos de meios letrados

Eliene Peres de Oliveira Andrade, Gisélia dos Santos Silva Machado, Sílvio Ribeiro da Silva

Resumo


Neste artigo, apresentamos o resultado de uma pesquisa feita em uma sala de aula do Ensino Fundamental (rede pública municipal) no estado de Goiás. O foco central do trabalho recai sobre a retextualização de uma história em quadrinhos feita pelos alunos. Para a análise dos dados, buscamos apoio teórico em Marcuschi (2001). As questões centrais que buscamos responder são: como os alunos retextualizam uma história em quadrinhos do Chico Bento? Ao retextualizar as falas do personagem, que tratamento darão à variedade lingüística usada por ele? Pretendemos perceber, ainda, que dificuldades os alunos teriam na transformação do texto e como fariam para não interferir na coerência do mesmo depois de retextualizado.


Palavras-chave


retextualização; leitura; produção de texto

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v9i2.15643

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Qualis: A1 (Letras, 2016)

ISSN (digital): 1983-2400

A Revista Linguagem & Ensino adota a política de acesso aberto conforme a Licença BY-NC-ND 2.5 BR da Creative Commons