Narrativas, crenças e experiência de aprender inglês

Ana Maria Ferreira Barcelos

Resumo


Este artigo traz os resultados de uma pesquisa realizada com alunos universitários de inglês que teve por objetivo investigar suas experiências e crenças a respeito dos lugares onde se aprende línguas no Brasil. Através da análise de narrativas de aprendizagem foi possível perceber que os alunos vêem a escola regular e o curso de idiomas como lugares dicotômicos. Naquela, acreditam que não aprendem inglês e não têm boas experiências promotoras de aprendizagem da língua. Neste, visto como um investimento em sua aprendizagem, suas experiências são caracterizadas como boas e como causa da aprendizagem de Inglês. Para alguns alunos, entretanto, as experiências adversas na escola os motivou a se tornarem mais responsáveis por sua aprendizagem. As implicações deste estudo apontam para a necessidade de discussões mais aprofundadas em lingüística aplicada a respeito das crenças vigentes sobre a escola regular e o curso de idiomas como lugares de aprendizagem de línguas no Brasil.


Palavras-chave


narrativas; crenças; experiências; aprendizagem de língua inglesa

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DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v9i2.15642

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Qualis: A1 (Letras, 2016)

ISSN (digital): 1983-2400

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