A compreensão leitora e a ação docente na produção do texto para o ensino a distância

Wilsa Maria Ramos

Resumo


O ensaio aborda questões teóricas e práticas implicadas na elaboração de textos para o ensino a distância. Enfoca os temas sobre a compreensão leitora, a compreensibilidade do texto e a elaboração de materiais impressos. Discute as possibilidades de melhorar a compreensão leitora a partir de intervenções no texto usando alguns recursos. Prioriza a discussão de dois recursos textuais mais polêmicos: os objetivos de aprendizagem e a simplificação. Tem por objetivo alertar os docentes autores de material impresso sobre as possíveis formas de aplicação desses recursos e suas implicações pedagógicas para o processo de aprendizagem. Conclui que os autores devem se beneficiar das descobertas e resultados das pesquisas da psicologia da aprendizagem a partir de textos para aprimorar o árduo trabalho de redação.


Palavras-chave


compreensão leitora, educação a distância, objetivos de aprendizagem, simplificação

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DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v9i1.15632

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Qualis: A1 (Letras, 2016)

ISSN (digital): 1983-2400

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