A teoria, o livro didático e o professor: uma análise da implementação de tarefas orais em LE

Raquel Carolina Souza Ferraz D'Ely, Mailce Borges Mota

Resumo


Este artigo investiga a implementação de atividades orais em inglês como língua estrangeira e tem como foco a relação entre conceitos teóricos apresentados na literatura sobre aprendizagem de LE, o livro didático adotado e o professor em ação. Os dados foram coletados através de observação de sala de aula e entrevista com o professor participante do estudo. A análise qualitativa dos resultados indica que a expressão oral, em contraposição às outras habilidades, não é tratada de maneira específica, sendo usada como um instrumento geral para alcançar diferentes objetivos. Com relação à implementação das atividades orais, quatro aspectos foram observados como prática didática: (1) explicações, (2) questionamentos, (3) interação aluno-aluno e (4) apresentações orais. A apresentação oral feita pelos alunos é o momento que gera o desempenho mais fluente, complexo e gramaticalmente adequado. O artigo faz sugestões com relação a otimizar o desenvolvimento da capacidade de expressão oral em LE.


Palavras-chave


atividades orais, habilidade oral, professor, livro didático

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v7i2.15594

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Qualis: A1 (Letras, 2016)

ISSN (digital): 1983-2400

A Revista Linguagem & Ensino adota a política de acesso aberto conforme a Licença BY-NC-ND 2.5 BR da Creative Commons