A iconicidade, a leitura e o projeto do texto

Darcília Simões, Vânia Lucia R. Dutra

Resumo


Este é um estudo semiótico-lingüístico das relações icônicas entre o tema e o projeto do texto, levando em conta, além das escolhas lexicais, a diagramação do material lingüístico na superfície textual. O trabalho oferece considerações acerca: a) dos espaços mentais ativados pelos esquemas de leitura necessários à interpretação das imagens mentais geradas durante a leitura; b) da plasticidade e sua relevância na formação das imagens e na tradução das experiências; c) das estratégias da produção do texto jornalístico com características literárias e d) da indispensável orientação do leitor para a descoberta do(s) plano(s) do(s) texto.


Palavras-chave


iconicidade, projeto do texto, leitura e redação

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v7i2.15593

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Qualis: A1 (Letras, 2016)

ISSN (digital): 1983-2400

A Revista Linguagem & Ensino adota a política de acesso aberto conforme a Licença BY-NC-ND 2.5 BR da Creative Commons