A prática pedagógica e a metodologia adotada no ensino da Gramática Atuação dos egressos do curso de Letras da Unijuí

Lúcia Rottava, Francieli Freudenberger

Resumo


Uma comparação entre o discurso pedagógico e a prática de alguns professores de Língua Portuguesa, formados no Curso de Letras da UNIJUI, permite que se reflita sobre as crenças referentes ao ensino da gramática. Os dados resultam de uma entrevista semi-estruturada, observações e gravações de aulas. A análise focalizou o cotidiano de sala de aula, quanto aos procedimentos metodológicos utilizados pelo professor. Os resultados, ainda que preliminares, evidenciam uma divergência entre o discurso pedagógico e o cotidiano na sala de aula.


Palavras-chave


crenças, gramática, formação de professores

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v7i1.15585

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Qualis: A1 (Letras, 2016)

ISSN (digital): 1983-2400

A Revista Linguagem & Ensino adota a política de acesso aberto conforme a Licença BY-NC-ND 2.5 BR da Creative Commons