A leitura e o universo do leitor Uma experiência em sala de aula

Gizele Mancuzo de Brito, Valda Suely da Silva Verri

Resumo


Este trabalho constitui-se a partir da verificação de leitura de dois textos, feita por alunos do Ensino Fundamental de uma escola estadual. Esta verificação tem como principal objetivo avaliar em que proporção o conhecimento prévio desses leitores interfere no ato de atribuição de significados aos referidos textos, uma vez que cada indivíduo aciona seu universo de conhecimentos no ato da leitura. O resultado a que se chega é a observância de que um dos textos se aproxima melhor do universo de conhecimentos desses leitores, o que lhes possibilita uma leitura mais profunda e, por sua vez, aponta a importância do papel do professor como mediador do processo de leitura.


Palavras-chave


textos, leitores, conhecimento prévio

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v7i1.15583

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Qualis: A1 (Letras, 2016)

ISSN (digital): 1983-2400

A Revista Linguagem & Ensino adota a política de acesso aberto conforme a Licença BY-NC-ND 2.5 BR da Creative Commons