É possível ter autoridade em sala de aula sem ser autoritário?

Elaine Lopes Novais

Resumo


Nas discussões atuais acerca da educação, a autoridade aparece como uma das principais questões que influenciam a questão disciplinar. Através de uma pesquisa de base etnográfica em uma turma de segunda série do Ensino Médio de uma instituição federal de ensino, investigo como a professora trabalhou a questão da autoridade na busca de manter a disciplina em sua turma. É importante notar que, para que a autoridade tenha uma função vital na questão disciplinar, é necessário que os indivíduos que interagem em sala tentem construir um conceito de disciplina que não seja imposto por leis arbitrárias, mas sim que seja construído através da negociação de regras claras e justas, que levem os alunos a desenvolverem autonomia e uma percepção crítica da realidade.


Palavras-chave


autoridade, interação, professor, aluno, regras

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v7i1.15582

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Qualis: A1 (Letras, 2016)

ISSN (digital): 1983-2400

A Revista Linguagem & Ensino adota a política de acesso aberto conforme a Licença BY-NC-ND 2.5 BR da Creative Commons