Trabalho de face, escrita e interação na aula de língua estrangeira

Adail Sebastião Rodrigues Jr

Resumo


Este ensaio propõe algumas sugestões de como desenvolver textos escritos em sala de aula de língua estrangeira (LE). Baseando-se nas teorias sobre ‘face’, ‘interação’ e ‘polidez’, as propostas aqui ventiladas seguem a perspectiva teórica da Sociolingüística Interacional, aplicada às necessidades de estudantes universitários que visam a dar prosseguimento a seus estudos em pesquisas futuras. Para tanto, este artigo teórico se apresenta em três partes, não obstante interligadas, que considero importantes para atividades de escrita em LE. A primeira trata de alguns aspectos acerca da interação em sala de aula de LE e de como o discurso se forma no decorrer das tarefas elaboradas e/ou desenvolvidas entre professores e alunos. A segunda parte faz uma conexão entre interação e escrita , comparando o processo de produção textual a uma prática social na qual escritor(es) e leitor(es) se encontram e interagem através do texto. Por fim, este ensaio mostra a relevância das práticas interacionais em Ensino/Aprendizagem de LE mediadas por computador, como uma forma de aprimorar as habilidades em produção de texto.


Palavras-chave


face, escrita, interação, discurso

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DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v6i2.15578

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Qualis: A1 (Letras, 2016)

ISSN (digital): 1983-2400

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