Pedagogia de Projeto da gramática à comunicação

Marcos Gustavo Richter

Resumo


Este artigo discute as limitações da abordagem segundo a qual a comunicação em si mesma serviria como uma das condições fundamentais da construção da interlíngua. Ao contrário, o esforço pela produção é condição sine qua non para a construção da competência comunicativa, devendo ser acompanhado de ensino centrado nos aspectos formais da gramática. E mais: o ensino da gramática parece auxiliar os aprendizes a manejar os recursos da língua com maior precisão. Sugerimos a pedagogia de projeto como opção metodológica para integrar foco na forma e atividades comunicativas. Em nossa proposta para esta abordagem, o trabalho com projetos permite a convergência de habilidades, o resgate da motivação via tópicos de interesse, a estruturação de tarefas visando à obtenção de um produto final, e ainda enseja o esforço pela compreensão e expressão adequadas, aliadas à gramática reflexiva. Seu caráter de constantes negociações e ajustes lhe emprestam as características da pesquisação.


Palavras-chave


language acquisition, communicative language teaching, project work

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DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v6i1.15569

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Qualis: A1 (Letras, 2016)

ISSN (digital): 1983-2400

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