Escrita de alunos: Uma análise baseada em corpus

Tony Berber Sardinha, Marilisa Shimazumi

Resumo


Este trabalho apresenta uma descrição preliminar de uma amostra do arquivo APU (Assessment of Performance Unit) a partir de uma perspectiva da Lingüística de Corpus. O arquivo APU contém milhares de ensaios e cartas escritas por alunos britânicos. Para os propósitos desta investigação, uma amostra dos manuscritos foi transferida para o computador e comparada com corpus de textos escritos por adultos (jornal ‘The Guardian’). A comparação foi efetuada por meios computacionais através de uma gama variada de técnicas, e expôs algumas das características típicas da escrita dos alunos.


Palavras-chave


Lingüística de Corpus, escrita, WordSmith Tools

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v6i1.15565

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Qualis: A1 (Letras, 2016)

ISSN (digital): 1983-2400

A Revista Linguagem & Ensino adota a política de acesso aberto conforme a Licença BY-NC-ND 2.5 BR da Creative Commons