A conjugação teoria/prática na sala de aula comunicativa de ILE: uma experiência de pesquisa-ação

Tatiana Machado Miliante de Melo

Resumo


A tensão teoria/prática permeia os mais diversos setores de nossa sociedade. Observa-se que, no processo de formação dos professores, a teoria aparece muitas vezes dissociada da prática (cf. Telles e Osório, 1998), não dando margem à reflexão ou a questionamentos acerca da relação que existe entre essas duas realidades. Em meio a esse dilema, permanece a questão: seria possível, portanto, unir estes dois campos? Apresento neste trabalho a discussão teórica que serve de base para analisar minha atuação enquanto professora de Inglês como Língua Estrangeira (ILE) através de uma prática de pesquisaação (cf. Thiollent, 1996). Analiso como concilio as teorias de ensino/aprendizagem _ mais ou menos conscientes – que têm regido minha prática docente e quais reflexos de minhas escolhas teóricas e práticas no processo de construção do conhecimento em ILE de meus próprios alunos. Aponto a pesquisa-ação como ferramenta de melhoria do processo de formação de professores.


Palavras-chave


Teoria/ prática; Inglês como Língua Estrangeira (ILE); pesquisa-ação

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v5i1.15555

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Qualis: A1 (Letras, 2016)

ISSN (digital): 1983-2400

A Revista Linguagem & Ensino adota a política de acesso aberto conforme a Licença BY-NC-ND 2.5 BR da Creative Commons