EFL teachers´ instructional strategies a case study in Brazil

Ana Mommensohn Buzzo, Ana Maria Martins A. Vasconcelos, Jussara Olivo Rosa Perin, Telma Gimenez

Resumo


Tendo como base o referencial teórico de estratégias instrucionais (Woods, 1996), este trabalho analisou a relação entre as práticas e crenças de uma professora de inglês como língua estrangeira no Brasil e as decisões de planejamento de suas aulas. O estudo foi desenvolvido a partir de três características salientadas por Woods: a) a estrutura de ensino, b) os processos de planejamento e c) as crenças e conhecimento através dos quais essas ações acontecem. Com base em entrevistas com uma professora sobre uma atividade bem-sucedida e uma atividade mal-sucedida por ela vivenciadas, entrevistas com seus alunos e observação de suas aulas, foi possível observar os processos interpretativos e de tomada de decisão envolvidos na criação, estrutura e desenvolvimento dos eventos em sala de aula.


Palavras-chave


crenças, pressupostos, conhecimento, tomada de decisão

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DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v5i1.15549

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Qualis: A1 (Letras, 2016)

ISSN (digital): 1983-2400

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