Tornando-se professor As vozes que participam da formação pessoal/profissional

Luciana Cristina Ferreira Dias

Resumo


Esse artigo objetiva apresenta r alguns aspectos relativos ao processo de “Aprender a ensinar”, levando-se em conta a perspectiva de uma professora pré-serviço de Língua estrangeira que está se graduando na UNESP-Assis. Baseado na Pesquisa Narrativa, o processo de coleta de dados é centrado no contar histórias pessoais e sociais (método biográfico), assim como a participante reflete sobre suas experiências e sobre seu desenvolvimento pessoal em termos de crenças. O discurso desses professores é considerado espaços de constituição de subjetividades. Dessa forma, é importante “ouvir” as diferentes vozes e atentar para as relações de poder (principalmente as de gênero e de dentro das instituições: escola, família). As primeiras conclusões são de que a professora pré-serviço considera suas experiências educacionais como estudante e tem em mente modelos de professores, quando eles estão envolvidos no processo de construção de suas subjetividades.


Palavras-chave


educação de professores, crenças de professores pré-serviço e aprender a ensinar

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DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v5i1.15548

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Qualis: A1 (Letras, 2016)

ISSN (digital): 1983-2400

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