O Professor em formação e o conflito de currículos: Uma experiência de pesquisa-ação
Resumo
O objetivo deste trabalho é investigar a minha própria prática pedagógica enquanto professora pré-serviço de inglês como Língua estrangeira na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro , focalizando a flutuação entre os papéis de aluna e professora inerentes à minha posição. Seguindo a metodologia da pesquisa- ação (Thiollent, 1986; McNiff, 1988; Kincheloe, 1997; Moita Lopes, Freire, 1998) investigo, ainda, como a interação entre currículos (cf. Britzman, 1989) influencia tal flutuação. Os resultados revelam que a pesquisa-ação representa uma possibilidade para que o aluno professor discuta questões relacionadas à sua prática de sala de aula, desenvolvendo a reflexão crítica sobre ela.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.15210/rle.v4i2.15540
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Qualis: A1 (Letras, 2016)
ISSN (digital): 1983-2400
A Revista Linguagem & Ensino adota a política de acesso aberto conforme a Licença BY-NC-ND 2.5 BR da Creative Commons.