O Professor em formação e o conflito de currículos: Uma experiência de pesquisa-ação

Luciana Lins Rocha, Alice Maria da Fonseca Freire

Resumo


O objetivo deste trabalho é investigar a minha própria prática pedagógica enquanto professora pré-serviço de inglês como Língua estrangeira na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro , focalizando a flutuação entre os papéis de aluna e professora inerentes à minha posição. Seguindo a metodologia da pesquisa- ação (Thiollent, 1986; McNiff, 1988; Kincheloe, 1997; Moita Lopes, Freire, 1998) investigo, ainda, como a interação entre currículos (cf. Britzman, 1989) influencia tal flutuação. Os resultados revelam que a pesquisa-ação representa uma possibilidade para que o aluno professor discuta questões relacionadas à sua prática de sala de aula, desenvolvendo a reflexão crítica sobre ela.


Palavras-chave


pesquisa-ação, reflexão crítica, formação de professores

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DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v4i2.15540

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Qualis: A1 (Letras, 2016)

ISSN (digital): 1983-2400

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