O professor de inglês Entre a alienação e a emancipação

Maria Inês Pagliarini Cox, Ana Antônia de Assis-Peterson

Resumo


Recentemente, alguns estudiosos no campo de ensino de língua inglesa começaram a questionar a ausência de uma visão crítica acerca do papel do inglês. Questionam principalmente a alegada neutralidade do inglês como língua internacional. Anseiam por uma pedagogia crítica emancipatória e transformadora. Este trabalho pretende investigar em que medida o discurso da pedagogia crítica se faz presente no cotidiano do ensino de inglês. O que sabem professores de inglês sobre a pedagogia crítica? Como se vêem como professores de inglês? Com este estudo, pretendemos intensificar a discussão da pedagogia crítica que introduz no escopo do ensino de inglês como língua estrangeira questões substancias até então negligenciadas no Brasil.


Palavras-chave


pedagogia crítica, ensino de inglês, linguagem e poder

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v4i1.15526

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Qualis: A1 (Letras, 2016)

ISSN (digital): 1983-2400

A Revista Linguagem & Ensino adota a política de acesso aberto conforme a Licença BY-NC-ND 2.5 BR da Creative Commons