Escolhas pedagógicas do educador e identidade cultural dos aprendizes
Resumo
A autora examina algumas escolhas que o professor de línguas estrangeiras precisa realizar no seu fazer pedagógico, incluindo algumas dicotomias, ou binômios, que sempre estiveram presentes no planejamento de suas atividades, tais como língua/cultura, nativo/ não-nativo, local/global, aprendiz/comunidade, personalização/não personalização, ensino/pesquisa. A proposta é de que saiba preservar a cultura e identidade do aluno, quer preservando o lado individual da dicotomia, quer achando uma terceira via ou mesmo integrando os dois aspectos, como no binômio ensino/pesquisa. Os aprendizes de línguas estrangeiras têm direitos que devem ser respeitados pelos professores.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.15210/rle.v3i2.15522
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Qualis: A1 (Letras, 2016)
ISSN (digital): 1983-2400
A Revista Linguagem & Ensino adota a política de acesso aberto conforme a Licença BY-NC-ND 2.5 BR da Creative Commons.