As conexões da interação na construção do sentido
Resumo
Este texto procura contribuir para compreensão da interação professor-aluno em contexto da educação superior, concebendo a sala de aula como um espaço de construção do sentido, onde o professor precisa dispor de condições para que o educando se determine a construir o sentido. Parte de uma visão sociológica em que se discute a produção da interação, considerando três elementos: o significante, a ordem moral e o poder. Com base no pensamento foucaultiano, analisa a interação como uma relação de saber-poder que produz o discurso, o sentido. Descrevendo um instrumento para análise das falas do professor e do aluno, estabelece estratégias indutivas, incitativas e sedutoras como formas de dinamizar a interação na construção do sentido.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.15210/rle.v3i2.15520
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Qualis: A1 (Letras, 2016)
ISSN (digital): 1983-2400
A Revista Linguagem & Ensino adota a política de acesso aberto conforme a Licença BY-NC-ND 2.5 BR da Creative Commons.