A Relação professor/pesquisador Múltiplas perspectivas e possibilidades

Teresa Pica, Christiane Nicolaides, Vera Fernandes

Resumo


Esse capítulo oferece cinco perspectivas sobre as relações múltiplas e possíveis de professores de segunda língua ou língua estrangeira (L2) e pesquisadores. O capítulo inicia com uma visão geral das tradições e transições nas abordagens, valores, e preocupações de professores e pesquisadores de L2. A isso se segue a discussão e ilustração de quatro das cinco relações, incluindo (1) coexistência de atividades de ensino e pesquisa, centrada em tópicos similares, por meio de abordagens e objetivos individuais; (2) colaboração de esforços da pesquisa e do ensino na coleta, análise, e interpretação de dados, pesquisa ação, e estudo etnográfico compartilhados; (3) complementaridade de habilidades de ensino e pesquisa, em direção a tratamentos teoricamente motivados, planejados em um contexto de pesquisa e depois estudados em sala de aula; e (4) compatibilidade de interesses de ensino e pesquisa, no que diz respeito aos processos cognitivos e sociais de ensino de L2, e seleção de material e atividades para pesquisa e ensino de L2. O capítulo conclui com um resumo de um projeto em ensino e aprendizagem de L2 baseado em conteúdo, que ilustra uma quinta relação, de convergência, através das perspectivas (1) - (4).


Palavras-chave


Relações Professor/pesquisador, aprendizagem de L2, estudos de sala de aula de L2

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DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v3i1.15512

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Qualis: A1 (Letras, 2016)

ISSN (digital): 1983-2400

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