Desenvolvimento de narrativas introdução de referentes no universo textual
Resumo
Este trabalho analisa o desenvolvimento de narrativas por crianças falantes do português brasileiro em dois pontos relacionados ao estudo da referência espacial: ocorrência de menção espacial e sua relação com o personagem principal da narrativa. Participaram do estudo 30 crianças de 5 a 10 anos, que produziram narrativas a partir de um pequeno livro de histórias. Verificou-se que existe uma forte relação entre a introdução do personagem principal e a localização espacial. Os resultados apresentados e a comparação realizada com outras línguas demonstram que a aquisição da referência espacial é uma tarefa complexa, que ocorre como um desenvolvimento gradual adquirido relativamente tarde.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.15210/rle.v2i2.15503
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Qualis: A1 (Letras, 2016)
ISSN (digital): 1983-2400
A Revista Linguagem & Ensino adota a política de acesso aberto conforme a Licença BY-NC-ND 2.5 BR da Creative Commons.