Salvai-os porque eles sabem o que fazem ou da consciência cínica à autonomia no cotidiano escolar

Marcos Gustavo Richter

Resumo


Partindo de um impasse pedagógico de sala de aula, este artigo começa flagrando a consciência cínica subjacente a essa situação. Passa a analisar suas características e seu modo de funcionamento em termos de uma psicanálise da ideologia e das relações que o cinismo mantém com a forma pós-moderna de consciência. Em seguida sugere a Pedagogia de Projeto como caminho para reverter o processo. Mostra como a forma-sujeito do educando na Pedagogia de Projeto é antagônica às formas típicas do sujeito-histérico e do sujeito-obsessivo. Conclui propondo que as mudanças passem pela busca de um objeto comum de desejo, mediada por um discurso sedutor.


Palavras-chave


Educação, Psicanálise, Pesquisa-Ação

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DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v2i1.15493

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Qualis: A1 (Letras, 2016)

ISSN (digital): 1983-2400

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