Marcação de tópico pela reordenação de constituintes no texto dissertativo
Resumo
O artigo relata o resultado de investigação sobre o uso da reordenação dos constituintes e suas funções na construção de textos argumentativos que obtiveram as melhores notas no vestibular de 95/2 da Universidade Católica de Pelotas. Realiza um estudo quantitativo e, ao verificar a utilização, os tipos e a localização de estruturas diferentes de SVO no parágrafo e no texto, sugere a necessidade de uma retomada da estilística sintática e da retórica antiga, levando em conta as descobertas da pragmática do discurso em uma abordagem funcionalista, para a orientação da construção de textos autênticos na escola.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.15210/rle.v1i2.15484
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Qualis: A1 (Letras, 2016)
ISSN (digital): 1983-2400
A Revista Linguagem & Ensino adota a política de acesso aberto conforme a Licença BY-NC-ND 2.5 BR da Creative Commons.