A influência do "feedback" do professor nas revisões de seus alunos

Adriana de Carvalho Kuerten Dellagnelo

Resumo


A partir de uma visão processual da escrita, instrutores de escritura, na intenção de ajudar seus alunos-escritores a fazer revisões eficientes, vêm os encorajando a escrever múltiplas versões de seus textos, bem como vêm tentando diferentes formas de responder a estes textos. Entretanto, o ‘feedback’ fornecido pelo professor parece ser uma forma bastante adotada por profissionais desta área. Dada a sua fundamental importância, o presente estudo visa propor um modelo analíti co para a correção de textos, composto por um conjunto de regras, referentes a conteúdo, forma, organização textual, gramática e aspectos mecânicos, as quais servem como parâmetro de análise para instrutores. O modelo proposto foi adotado em um grupo de 17 alunos universitários cursando a sexta fase do Curso de Letras-Inglês da UFSC. Os textos foram escritos em L2 (inglês). A produção textual constou de dois momentos: escritura de uma primeira versão e revisão da mesma com base no ‘feedback’ da professora. Trata-se, portanto, de 68 textos (34 pares). Os resultados revelam uma atitude positiva dos estudantes perante o uso da estratégia na medida em que estes responderam (ou pelo menos se esforçaram para responder) à maioria dos problemas apontados pela professora, introduzindo, assim, mudanças positivas nos textos revisados. As conclusões deste estudo nos levam a crer que o conjunto de regras ora sugerido possa contribuir para uma melhor capacitação de produção textual. Acredita-se que o modelo proposto possa ser utilizado em textos escritos em L1.


Palavras-chave


escritura, revisão, ‘feedback’

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DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v1i2.15483

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Qualis: A1 (Letras, 2016)

ISSN (digital): 1983-2400

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