O discurso publicitário e as metáforas das propagandas de cursos de línguas incorporados na fala do aluno ingressante no Curso de Licenciatura em Letras

Solange dos Santos Lima

Resumo


O objetivo principal deste trabalho é analisar no discurso do aluno ingressante no curso de Licenciatura em Letras de uma universidade Sul Mato-Grossense os possíveis efeitos de sentidos que a incorporação, reprodução e transformação do discurso publicitário das propagandas de cursos de línguas podem produzir nesses sujeitos, clientes em potencial desses cursos de línguas. Para adentrarmo-nos nesse campo de estudo, partimos das diretrizes teóricas da Análise do Discurso de linha francesa, a qual reflete “como a linguagem está materializada na ideologia e como a ideologia se manifesta na língua” e “trabalha a relação língua-discurso-ideologia” (Orlandi, 2001, p. 16-17).

Palavras-chave


Análise do discurso; ideologia; aprendizagem de língua estrangeira

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v13i1.15464

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Qualis: A1 (Letras, 2016)

ISSN (digital): 1983-2400

A Revista Linguagem & Ensino adota a política de acesso aberto conforme a Licença BY-NC-ND 2.5 BR da Creative Commons