O ato de ensino: da transmissão de saberes à constituição de sujeitos e de sentidos na formação docente

Marluza Terezinha da Rosa

Resumo


O objetivo deste estudo é o de investigar as representações acerca do professor e de seu lugar, como sujeito suposto saber, constitutivas do imaginário de pesquisadores em formação. Tal propósito se justifica pelo fato de a pesquisa universitária no Brasil estar, de um modo ou de outro, vinculada à preparação para a atuação docente. Tomamos como suporte teórico-conceitual os estudos discursivos, desenvolvidos em diálogo com o viés psicanalítico lacaniano. Com base na discussão proposta em torno dos recortes analisados, os quais foram extraídos de entrevistas semidiretivas, entendemos que a relação de saber na qual se investem professor e aluno interfere na constituição identitária destes, movendo-os e afetando-os, enquanto sujeitos de desejo.

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DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v16i2.15454

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Qualis: A1 (Letras, 2016)

ISSN (digital): 1983-2400

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