Que pesquisa? Qual ensino?

Adail Ubirajara Sobral

Resumo


Este ensaio, que nasceu da mesa-redonda “A pesquisa serve de fundamento para o ensino de língua(s)?”, de que o autor participou no VI SENALE (2010), bem como de discussões nos simpósios de doutorado com alunos da UCPEL e com os professores Hilário Bohn e Vilson Leffa, se propõe a apresentar questionamentos acerca das possíveis relações entre pesquisa e ensino de língua(s) a partir da questão fundadora da referida mesa-redonda. Para isso, discute relações entre pesquisa e ensino de língua(s) a partir de questões como “pesquisa pura” e “pesquisa aplicada”, defendendo, para além de um “ensino pragmático”, um ensino cientificamente sensível e, para além da pesquisa “pura” ou “aplicada”, uma pesquisa cientificamente rigorosa, mas socialmente sensível, com ênfase na questão da responsabilidade social do pesquisador e do professor de línguas/linguagens.


Palavras-chave


Pesquisa de línguas; ensino de línguas; ensino; pesquisa

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DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v16i1.15447

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Qualis: A1 (Letras, 2016)

ISSN (digital): 1983-2400

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