Atuação docente em fóruns de discussão on-line de um curso semipresencial de extensão universitária

Kátia Cristina do Amaral Tavares, Ana Carolina Simões Cardoso, Nadja Naira Salgueiro Silva

Resumo


Esta pesquisa investiga os papéis desempenhados por professores na moderação de fóruns de discussão on-line em um curso semipresencial de extensão universitária e a percepção desses professores-moderadores sobre sua própria atuação. Para tal, coletamos e analisamos os registros das mensagens postadas nos fóruns pelos professores, assim como diários das três professoras-pesquisadoras, coautoras deste trabalho. Além disso, conduzimos uma entrevista com outra professora do curso. Os resultados trazem contribuições para uma melhor compreensão das áreas de atuação do docente on-line e implicações para a formação do professor-moderador on-line.

Palavras-chave


Moderador on-line; fóruns de discussão on-line; professor on-line; educação a distância; formação do professor

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v16i1.15443

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Qualis: A1 (Letras, 2016)

ISSN (digital): 1983-2400

A Revista Linguagem & Ensino adota a política de acesso aberto conforme a Licença BY-NC-ND 2.5 BR da Creative Commons