Teatro em inglês gratuito para todos no interior de Minas Gerais: absurdo? Um projeto de extensão em andamento

Vicente Santos Mendes

Resumo


Fazer os seus estudantes de Inglês Língua Estrangeira dramatizarem uma peça de Edward Albee por semestre, para que eles adquiram mais fluência, melhorem o vocabulário, dominem melhor regras de gramática, e desenvolvam seus contornos entoacionais de uma maneira mais próxima do natural na língua alvo? Não só isso, mas dar-lhes uma oportunidade de ter todo esse ganho além de possibilitar-lhes ficar conhecendo a fundo aspectos da cultura norte-americana através da literatura e de permitir que esses estudantes de Inglês Língua Estrangeira desempenhem um papel crucial ao estimular o espírito crítico da audiência com suas apresentações à comunidade e debates com ela em português após as peças. O ensaio apresenta uma iniciativa que socializa o papel instigante que o teatro tem no interior de Minas Gerais através de um projeto de extensão (MENDES, 2011) que leva peças em inglês de graça a todos em Viçosa e dá a cada membro da plateia uma chance de reagir ao espetáculo ao tomar parte em uma discussão em português sobre a incitação emocional e provocação racional que a apresentação neles suscite.

Palavras-chave


Teatro em inglês como língua estrangeira; empoderamento comunitário; extensão universitária

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DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v15i2.15431

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Qualis: A1 (Letras, 2016)

ISSN (digital): 1983-2400

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