“Dimensões escondidas” e “instrução explícita” em práticas de letramento acadêmico: o caso do relatório de projeto em um curso de Engenharia de Portugal
Resumo
O objetivo deste artigo é analisar como se dá a instrução explícita em práticas de letramento que envolvem a escrita do gênero relatório de projeto e como dimensões ditas “escondidas” (STREET, 2010) são abordadas nessas práticas. Os dados emergem de práticas no Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial (MIEGI), no primeiro semestre do curso, em 2010/2011, na Universidade do Minho, Portugal. A perspectiva sociocultural dos letramentos e abordagens etnográficas são referências teórico-metodológicas nesta investigação. Os resultados indicam que a adoção de uma posição ‘mais’ dialógica, diante da prática de produção do relatório de projeto, possibilita discussões ‘mais’ explícitas sobre relações de poder e identidades diferentes assumidas pelos participantes durante os trabalhos.
Palavras-chave
Letramentos acadêmicos; Curso de Engenharia; relatório de projeto
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.15210/rle.v15i2.15429
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Qualis: A1 (Letras, 2016)
ISSN (digital): 1983-2400
A Revista Linguagem & Ensino adota a política de acesso aberto conforme a Licença BY-NC-ND 2.5 BR da Creative Commons.